Sua paixão cinematográfica é um stalker (e isso é um problema)

Texto e quadrinhos de Alli Kirkham. Publicado originalmente com o título: Your Cinematic Crush Is a Stalker (Um, and That’s a Problem) no site Everyday Feminism em 07/04/2015. Tradução de Liliane Gusmão para as Blogueiras Feministas.

—–

Ahhh a magia do cinema, o amor cinematográfico, ousado a ponto de nos fazer desmaiar de tanta demostração de carinho, afeição e… assédio.

A mídia tem uma maneira interessante de apresentar o amor para as massas. Quer dizer, ela mostra comportamentos claramente abusivos e depois manipula a audiência para dizer que esse comportamento é romântico. E isso pode ser muito perigoso.

Nos quadrinhos abaixo estão exemplos de como alguns momentos de filmes muito populares deveriam acontecer na realidade.

DigamOQQuiserem

B-Crepusculo

C-Clubedos5

50tonsStalker-EF

Autora

Alli Kirkham é colaboradora do Everyday Feminism, blogueira, cartunista e feminista interseccional. Tumblr: Crimes of MissDemeanor’s. Twitter: @allivanlahr.

Nota da Tradução

Na tradução do último quadrinho do Clube dos Cinco segui literalmente o texto em inglês. Sexual assault é um crime reconhecido no EUA que inclui o estupro mas não se refere unicamente a este. Quanto a ameaça de prisão feita no quadrinho não a entendo como ideal no contexto brasileiro pelo punitivismo, pela idade de maioridade penal e também pela relação ofensa-punição que acho desproporcional em relação a violência sofrida. Mas compreendo que como vítima a personagem tenha o direito a essa reação. Embora não concorde com a fala, mantive para respeitar a criação da autora.

Autor: Blogueiras Feministas

Somos várias, com diferentes experiências de vida. Somos feministas. A gente continua essa história do feminismo, nas ruas e na rede.