O Coletivo Rubi e o I Congresso Feminista da região de Salto, Itu e Porto Feliz

Texto escrito pelo Coletivo Rubi.

No último domingo, dia 9 de outubro de 2016, aconteceu o I Congresso Feminista da região de Salto, Itu e Porto Feliz, municípios do interior de São Paulo. Sua realização foi uma iniciativa do Coletivo Rubi em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Salto, Secretaria de Ação Social e Cidadania e Coordenadoria da Mulher, Secretaria de Saúde, Secretaria da Educação, Brisa e Onco Itu.

O evento contou com a presença de, aproximadamente, 65 pessoas — mulheres e homens de todas as idades. E, foi realizado no Auditório Paulo Freire, em Salto/SP.

O Coletivo Rubi nasceu de uma roda de conversa sobre feminismo ocorrida na Praça XV, em Salto, no dia 28 de junho de 2015. Naquele dia, nós nos reunimos para conversarmos sobre temas diversos, como, por exemplo, desigualdade de gênero, protagonismo, empoderamento feminino e padrões de beleza. Foram muitas as meninas e mulheres participantes do encontro que se sentiram acolhidas, que viram que não estavam sozinhas diante dessas e de outras questões e que gostariam de abraçar a causa em torno de um objetivo comum: um mundo mais justo e igualitário para as mulheres!

A partir daí, criamos um grupo no Facebook para podermos continuar conectadas. O grupo online também se tornou um espaço bastante profícuo de compartilhamento de experiências e de conhecimento sobre feminismo, por meio da ampla divulgação de relatos, artigos e vídeos educativos. Além disso, passamos a nos reunir presencialmente com frequência para bate-papos e eventos pela região.

Com um número cada vez maior de interessadas em participar e unir forças ao movimento, o Coletivo tomou corpo e ganhou um nome: Coletivo Rubi. Segundo as crenças populares em torno desta pedra preciosa, o rubi fortaleceria a intuição e a iniciativa, elevaria o poder de liderança, conferindo coragem e entusiasmo a quem o carrega. Cheio de simbolismo e significados, Rubi representa nossos ideais e nossa luta.

O I Congresso Feminista da região foi um entre os muitos passos que nós, do Coletivo Rubi, conseguimos empreender para abrir espaços de debate na sociedade em torno do feminismo. Não foi nada fácil, mas foi uma iniciativa extremamente importante para reconhecermos e mostrarmos que o movimento pelos direitos iguais entre homens e mulheres é incansável, irreversível e está pulverizado em todos os cantos, inclusive na nossa região.

Participantes do I Congresso Feminista da região de Salto, Itu e Porto Feliz - São Paulo. Imagem: Coletivo Rubi.
Participantes do I Congresso Feminista da região de Salto, Itu e Porto Feliz – São Paulo. Imagem: Coletivo Rubi.

Ao longo do evento, tivemos uma intervenção artística da Ana Caroline da Silva Soares, relatando casos verídicos de estupros e abusos, tanto físicos quanto psicológicos, sofridos por mulheres que poderiam ser nossas amigas, nossas mães, nossas irmãs ou nós mesmas. Logo depois, Ana Paula Alves Ferreira ministrou uma palestra sobre o origem do movimento feminista e suas definições, seguida de uma roda de debates, cujo foco principal recaiu na pauta “Mulheres na Política e Eleições 2016”. Por fim, contamos com a presença da Stephanie Ribeiro e sua fala sobre o feminismo negro, também acompanhada de contribuições das pessoas presentes no debate.

Depois de um dia de tantos aprendizados, de desconstrução de preconceitos e de empatia entre as mulheres, gostaríamos de convidar mais gente para nosso Coletivo. Entrem em contato conosco, venham conversar, tirar dúvidas, compartilhar experiências. Nós não estamos sozinhas!

Autoras

Todas as intervenções, palestras e rodas de debates do nosso I Congresso Feminista foram transmitidas ao vivo pelo Facebook e podem ser acessadas na Página do Coletivo Rubi.

Nosso email para contato é: coletivorubi@gmail.com

Autor: Autoras Convidadas

Somos várias, com diferentes experiências de vida. A gente continua essa história do Feminismo nas ruas e na rede.