Chamada Blogagem Coletiva: Fim da Violência Contra a Mulher

No dia 25 de novembro de 1960, Pátria, Minerva e Maria Tereza, as irmãs Mirabal, foram brutalmente assassinadas a mando do ditador Trujillo. As três lideravam um movimento de libertação política da República Dominicana. Junto com seus maridos, familiares e outros participantes do movimento, Las Mariposas lutavam pelo fim da ditadura, da violência e pela democracia.

No Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, a data do assassinato das Mirabal foi proposta como Dia Latino-Americano e Caribenho de luta contra a violência à mulher. Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem ao sacrifício de Las Mariposas.

2011 foi um ano marcado pelas Marchas das Vadias. Porém, sabemos que a violência contra a mulher não se resume apenas a violência física. Em todo mundo milhares de mulheres são vítimas de crimes e humilhações apenas por serem mulheres.

Convocamos uma Blogagem Coletiva pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Dia 25 de novembro publique um post sobre o assunto em seu blog e nos envie o link. Publicaremos uma lista com todos os posts participantes na tarde do dia 25 de novembro. A hashtag que será usada nas redes sociais é: #FimDaViolenciaContraMulher

Apoiamos a campanha Feministas em Ativismo Online Pelo Fim da Violência Contra a Mulher II que propõe cinco dias de ativismo online. De 21 a 25 de novembro o objetivo é invadir a internet com posts, dados, artigos, fotos, vídeos e muitos mais sobre o assunto. Espalhar pelas redes a hashtag #FimDaViolenciaContraMulher. Participe da campanha! Nós participaremos no twitter e no facebook.

No blog, estamos nos organizando para publicar, a partir do dia 25 de novembro, 16 posts sobre o assunto e participar da campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulheres. Nossa proposta também é abarcar datas importantes dentro desse calendário:

25/11 – Dia Internacional Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

01/12 – Dia Mundial de Combate a AIDS

06/12 – Campanha do Laço Branco – Homens combatem a violência contra mulheres

10/12 – Dia Internacional dos Direitos Humanos

Divulguem também o Flashmob pelo Fim da Violência Contra a Mulher que acontecerá em Porto Alegre, dia 25 de novembro.

*Imagem de destaque: Ações do Governo da Bahia no combate à violencia contra mulher. Foto: Delegacia de Atendimento a Mulher de  Periperi de Ronaldo Silva/AGECOM no Flickr em CC, alguns direitos reservados.

Autor: Blogueiras Feministas

Somos várias, com diferentes experiências de vida. Somos feministas. A gente continua essa história do feminismo, nas ruas e na rede.

Os comentários estão desativados.