A banda de garotas The Runaways tem uma música em que Joan Jett diz: eu quero estar onde os garotos estão, ou I wanna be where the boys are. O refrão continua com “quero brigar como os garotos brigam, quero amar o que os garotos amam, quero ser o que os garotos são”. E foi essa música que me veio a cabeça enquanto assistia Super 8, o filme blockbuster de monstro do ano.
Super 8 se passa em 1970, no auge da paranóia com a Guerra Fria. Em uma cidadezinha dos Estados Unidos, um grupo de meninos adolescentes, todos brancos, passa seus dias arquitetando um filme de zumbis, que óbvio, é filmado com câmeras super 8. O objetivo é enviar o filme para um festival. Super 8 é divertido e tal, mas fiquei com a sensação de ser um dos filmes com menos personagens mulheres que já vi. Mas acaba que uma mulher, a adolescente Alice Darnai, interpretada por Ellen Fanning, acaba tomando todo o filme, até ofuscando o monstro.

Alice surge na história quando os meninos precisam de uma atriz para o filme. O diretor-roteirista acha que se o personagem principal tiver um motivo amoroso para permanecer vivo na sua luta contra os zumbis, seu filme ganhará mais verossimilhança. Quando Alice surge pela primeira vez, dirigindo o estiloso carro amarelo de seu pai, (sem permissão para dirigir, ela deve ter uns 14 anos no máximo), mostra o quanto é mais madura que os meninos. Alice está naquele patamar em que meninos e meninas tem as mesmas idades, mas os meninos ainda são crianças, isso fica evidenciado na maneira como Alice interpreta suas cenas e até em suas conversas com Joe. Algumas vezes Alice diz que vai desistir do filme, não só porque algo de muito estranho acontece na cidade, mas também por causa de problemas com seu pai. Porém, ela acaba retornando, porque Alice quer estar onde os garotos estão. Eles são livres, criativos, cheios de armações. E por isso me chateia ver tão poucas mulheres no filme. Numa turma de 5 meninos, Alice é a única menina, que só entrou na turma porque eles precisaram de uma. Mas como isso é comum, não é mesmo? Especialmente em grupos de super-heróis, geralmente tem uns 5 ou 6 caras e só uma mulher super-heroína.
As outras mulheres do filme são: a mãe de Joe que morreu e só a vemos em fotos e vídeos; a mãe de Charles que é uma boa mãe-dona-de-casa com muitos filhos; a irmã mais velha de Charles que é a piriguete e só aparece reclamando que não pode usar roupas curtas ou quando precisam que ela seduza um cara com carro. Fora essas, algumas mulheres em papéis bem menores, que não sabemos quem são. E Alice. Super 8 é também uma homenagem aos filmes clássicos de sessão da tarde como Os Goonies. E lá estão sempre os garotos aprontando todas e vivendo muitas aventuras, totalmente livres. Sempre com apenas uma menina no grupo.