Paternidade

Ultimamente tenho conhecido muitas mulheres que, como eu, não tiveram pais presentes durante suas infâncias. Sempre achei curioso ver como é diferente a visão da mulher e do homem em relação aos filh@s. Mulheres são, na sua maioria, criadas para se dedicarem o tempo todo aos filhos, se sentem culpadas e até culpam outras mulheres de desejarem abortar ou doar um@ filh@. Mulheres que abortam são vistas como assassinas, se deixam seus filhos em orfanatos, são desalmadas e sem coração. Muitas carregam o fardo de ser mãe no momento errado e sem apoio do pai da criança.

imagem de Difei Li no Flickr em CC, alguns direitos reservados.

Enquanto, a maioria dos homens, deixam a criação d@s filh@s para as mães e, quando não desejam @ filh@, somem no mundo. Quantas histórias não conhecemos de homens que, quando divorciam, abandonam @s filh@s sem atenção, educação, alguns só dão pensão se acionados na justiça (foi o caso do meu pai).

Mas isso é muito bem explicado na forma em que criamos as crianças. Meninas são ensinadas a brincar de boneca, cuidando de bebês que fazem xixi, mamam e/ou choram. Enquanto meninos passam a infância toda brincando de carrinho, futebol. Homem aprende desde pequeno que a obrigação de cuidar d@s filh@s é da mulher, tanto quanto é obrigação da mulher cuidar do marido e da casa também.

Não temos ideia de como simples brinquedos podem influenciar crianças a ponto de criarmos adult@s machistas. Graças a essas diferenças, vemos pais que não trocam nenhuma fralda, não colocam pra dormir e só ficam com su@s filh@s quando el@s não estão chorando, com fome, com sono ou com a fralda suja. E é também por esse motivo que, num divórcio, muito homem se divorcia da esposa e d@s filh@s, tirando de si a responsabilidade de ajudar na educação, nos gastos e, em muitos casos, não indo nem visitar @s filh@s.

Claro que, não são só os brinquedos que influenciam, muitas crianças assistem suas mães cuidando del@s, da casa e do marido, enquanto seus pais não auxiliam nos cuidados da casa e d@s filh@s. O que um@ menin@ vai achar se ver sempre sua mãe cuidando da casa e indo em reuniões da escola, enquanto seu pai não participa de nada? Que essa função é inteiramente feminina, cuidar da casa e não trabalhar é o correto para a mulher enquanto que a obrigação do pai é de trabalhar. Se não existir nada que mude esse pensamento, essa criança se tornará um@ adult@ que pensa dessa forma e que vai reproduzir isso, fazendo com que su@s filh@s pensem da mesma forma.

E digo a vocês, seria muito mais fácil mudar a cabeça de uma criança do que mudar a cabeça de um adulto, já criado e cheio de pensamentos preconceituosos colocados em sua cabeça pelo tempo e pela educação machista. Acho que se começarmos a criar homens e mulheres sem separar tarefas, brincadeiras e outras coisas como femininas ou masculinas, será muito mais fácil ver pais mais presentes na vida de su@s filh@s.