Na semana passada, algumas de nós participamos do programa “Desculpe a Nossa Falha”, transmitido pela internet, parte da programação da #posTV/Casa Fora do Eixo. O programa é apresentado pelo jornalista Lino Bocchini e fala sobre liberdade de expressão e imprensa. Fomos para falar sobre mulher na mídia, a partir da polêmica causada pelo caso Hope. Dá para ver os programas completos nos vídeos abaixo.

O Desculpe a Nossa Falha é resultado de um dos mais gritantes atos de censura no Brasil atualmente, e que se torna ainda mais assustador porque a censura partiu de um veículo de comunicação. Lino e o irmão Mario criaram o site Falha de São Paulo para parodiar a Folha. O jornal moveu um processo pedindo multa diária de R$ 10 mil caso a paródia continuasse no ar. O juiz baixou para R$ 1 mil por dia, mas ainda assim, um valor impensável para um site independente, sem qualquer receita. A alegação da Folha é que o site violava sua marca.
O processo ainda está tramitando. O absurdo não passou despercebido e muitos blogs, personalidades e a organização Repórteres sem Fronteiras declararam apoio aos irmãos Bocchini. Amanhã, dia 26, haverá uma audiência pública no Congresso Nacional sobre o caso. O dono da Folha, convocado, soltou uma nota afirmando que não irá comparecer e atacando Lino e Mario. Além de divulgar e acompanhar a audiência, você pode pressionar deputados para que compareçam.
A democratização da comunicação é um ponto fundamental para a sociedade de modo geral e também para as mulheres, especificamente. A constante repetição de estereótipos ofensivos às mulheres na mídia – alguns deles comentados na entrevista – é mais difícil de ser desmontada e contra-atacada devido à concentração de poder midiático nas mãos de poucas empresas. E essas empresas, pelo que vemos no caso da Falha, estão imunes à crítica.
Para entender todo a história, visite o site http://desculpeanossafalha.com.br/
http://www.ustream.tv/flash/viewer.swf