O Festival Mulheres no Volante (MnV) é um evento cultural feminista independente realizado em Juiz de Fora (MG). Pela primeira vez as Mulheres sairão de Minas Gerais e aportarão, a partir do dia 10 de dezembro, na capital do país. Serão três dias de música, debates, oficinas, fotografia e outras expressões produzidas por mulheres. Criado em 2007, seu principal objetivo é valorizar o trabalho artístico das mulheres e contribuir para o exercício de sua cidadania.
A iniciativa de criar um festival de bandas femininas surge da sensação incômoda de ir a eventos e ver majoritariamente homens no palco e na produção. Onde estão as mulheres? Geralmente estão silenciadas e isoladas umas das outras. Um evento em que a produção e o protagonismo das mulheres são o centro das atividades fomenta o desenvolvimento e a visibilidade de novas manifestações artísticas. O festival pretende contribuir para superar a histórica desigualdade de gênero, que existe em todas as camadas sociais e aspectos culturais.
Em sua Carta Aberta às Mulheres no Volante, a Bruna Provazi conta um pouco mais sobre essa história:
Nesses quatro anos, fizemos contato e trocamos experiências com mulheres de todo o Brasil que compartilham de nossas inquietações e, principalmente, da enorme vontade de botar a mão na massa pra começar a reverter esse cenário. Ao longo de nossa caminhada, fomos agregando muit@s colaboradoras(es), sem @s quais o MnV jamais seria do jeito que é hoje.
Nós costumamos dizer que queremos mudar o mundo começando pela cultura. Nosso sonho sempre foi espalhar a ideia do feminismo por todos os lugares, e a melhor maneira de fazer isso é em rede.
Vivemos em uma sociedade organizada na forma de rede. A internet permeia nossas relações e transforma o modo como produzimos, consumimos e nos apropriamos da arte e da cultura. A produção e a difusão da música agora independem das grandes gravadoras. A rede inspira processos coletivos e colaborativos, e é dessas novas ferramentas que queremos nos apropriar, criando novas possibilidades de acesso à cultura e criação artística para as mulheres.
Queremos inspirar mais mulheres a “se empoderarem”, a assumirem o volante de suas bandas, de seus festivais e de suas próprias vidas.
Fui convidada pela querida Bruna para participar de uma palestra sobre ciberativismo junto com a Pola da Marcha Mundial das Mulheres. O evento acontecerá no Balaio Café da blogueira feminista Jul Pagul. E no último dia tem show da Ellen Oléria. Não deixe de comparecer! Confira a Programação Oficial.