Iriny Lopes esclarece problemas estruturais da 3° Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Mesmo depois da cerimônia de abertura, a 3ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres corria o risco de não acontecer. Dez dias antes do evento, para o qual são esperadas 3 mil mulheres de todas as partes do país, a empresa que venceu a licitação para cuidar de hospedagem, alimentação e transporte para as participantes desistiu de fazer o serviço. Com isso, foram perdidas todas as reservas em hotéis. As soluções emergenciais deixaram muitas delegações insatisfeitas e, durante a abertura da Conferência houve protestos. Muitas delegadas apontaram a distância (a uma hora do local do evento) e a falta de condições dos alojamentos conseguidos pela Secretaria de Políticas para Mulheres. Para algumas, a Conferência deveria ter sido adiada, para ser realizada futuramente, em condições mais adequadas.

Brasília - A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, fala sobre a 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Foto de Valter Campanato/ABr

A ministra da SPM, Iriny Lopes, porém, visitou pessoalmente os locais de hospedagem e garante que estão em “condições de dignidade”. Em conversa com as Blogueiras Feministas, ela explicou que adiar a Conferência Nacional poderia ter efeitos políticos complicados, considerando os boatos sobre a extinção da Secretaria, que deixaria de ter status de ministério e passaria a ser parte do Ministério dos Direitos Humanos. Iriny também contou ter conversado com todas as delegações, para acalmar os ânimos e tentar resolver os problemas levantados. Ela fez uma autocrítica em relação à comunicação com as delegadas sobre os problemas antes do encontro. E garantiu que, desde a noite de ontem, está sendo montado um comitê para atender as participantes e resolver problemas de infra-estrutura.

No vídeo abaixo, você vê alguns trechos da conversa com as Blogueiras Feministas na manhã desta terça-feira.

Acompanhe mais notícias pelo blog da 3° Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.