“Vocês são blogueiras feministas? Nossa, vocês estão em toda parte!”. Às vezes tenho a impressão que estamos mesmo.
Para a 3° Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, fomos convidadas a participar de uma conversa com a ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Iriny Lopes. Estávamos lá desde os primeiros instantes, conversando com as pessoas, tirando fotos, pensando em textos que captassem o momento político desta conferência. Por lá estamos estabelecendo parcerias, contatos, mostrando uma cara da comunicação que muita gente torce a cara ao ver: a da comunicação militante.

Hoje pela manhã estivemos no estúdio da ABRAÇO pra debater um pouco a política de comunicação no Brasil, sua importância para as mulheres e as perspectivas em relação à Conferência. Depois, mais entrevistas, mais conversas. A nossa intenção é cobrir o evento de um jeito diferente, principalmente em comparação à grande mídia. Não adianta, pelo menos pra gente, apenas dizer que o evento aconteceu, que a presidenta Dilma foi e que a Bachelet passou por lá. A nossa idéia é dar voz às mulheres “comuns” da conferência, é valorizar a diversidade. É lidar com possibilidade de ser e agir que não se encaixam em estereótipos.
E é muita diversidade! Fico toda animada quando ouço a batucada dos Tambores de Safo, vejo a irreverência das Loucas de Pedra Lilás ou simplesmente me deparo com as indígenas ou as ciganas, com aquele olhar de forma mesmo, de quem tem tanto a aprender com todas essas realidades.
A Conferência reforça para as Blogueiras Feministas a nossa necessidade de consolidar um espaço de fala de todo esse movimento na internet. Nossa luta pela democratização da comunicação tem em vista a ampliação das possibilidades de participação social, é uma proposta política mesmo, de luta pela igualdade e por um mundo mais justo. Como disse a Tica Moreno na conversa com a Abraço: o que nos une é o feminismo, esse projeto de igualdade e liberdade que vai transformar o mundo.
Acompanhe mais notícias pelo blog oficial da 3° Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.