O autor do livro, Bernard Cornwell é um colecionador de mapas antigos. Esta paixão se reflete na sua maneira especial e detalhista de descrever em seus livros alguns dos principais conflitos que foram romanceados por ele, que é um dos escritores britânicos de maior importância da atualidade.

O livro fala sobre o conflito que se realizou em Majabigwaduce, uma ilha onde o reino britânico efetuou uma tentativa de colonização após a independência dos Estados Unidos. Conhecida como expedição Penobscot, o conflito ocorreu em 1779 e foi a maior derrota naval americana até Pearl Harbor.
O livro retrata muito bem os meandros que envolvem decisões em batalha, bem como a precariedade em que viviam os marinheiros à época, destacando a escassez de tecidos, alimentos, água e equipamentos de guerra, como canhões, por exemplo.
Em “O forte” o autor demonstra seu comprometimento com a pesquisa histórica, ja que acrescenta em cada cada capítulo trechos de cartas trocadas na vida real pelos personagens, além de dezesseis páginas de nota histórica. Os personagens principais do livro: McLean e John Moore, do lado inglês e Saltonstall, Lovell, Walch, Revere e Wadsworth, do lado americano, são sólidos e bem construídos, dando a impressão de que se está mesmo lendo a história real.
Talvez pelo mesmo motivo, a narração das batalhas navais é lenta e detalhada, o que confere ao livro mudanças de ritmo: ele começa acelerado, com a chegada dos ingleses ao local do conflito, e depois torna-se um pouco lento, com a descrição pormenorizada de cada movimento naval executado durante o desenrolar do romance.
Além disso, as personagens femininas, que no começo recebem algum destaque, ao longo da trama perdem sua importância, tornando-se coadjuvantes.
O livro é bom para que se tenha uma idéia de como as batalhas navais eram travadas à época da independência americana. Também deixa claro os motivos da derrota: arrogância e falta de organização dos americanos, que, apesar da maior frota e equipamentos militares, perdem para os ingleses.
Há pouco material adicional sobre o conflito disponível. Maine, nome atual do local onde as batalhas ocorreram, tem pouco material disponível sobre o assunto.
Referência: O Forte de Bernard Cornwell. Tradução de Alves Calado. Editora Record, 2011.