Texto do blog Vitamin W. Tradução de Liliane Gusmão.
Publicado originalmente com o título: What consent looks like.
Qualquer pessoa adulta que já tenha ido ao cinema já viu uma cena de sexo — uma cena quente, com pessoas arfando e se divertindo sob as cobertas.
Contudo, poucos de nós vimos uma cena sobre consenso sexual, onde um personagem pergunta: você quer que eu toque em você? você quer transar? você gosta de lambidas na orelha? Ou, você quer transar de novo?
Durante o recente julgamento do caso Steubeville, os advogados dos rapazes condenados por estupro de vulnerável argumentaram que a ausência de um ‘não’ indicava um ‘sim’. A agressão à Steubeville Jane mostrou claramente que os rapazes não entendem o principio do consenso — e sua defesa deixou claro que advogados, também não compreendem a noção legal de consenso.
As autoras do livro ‘Yes means Yes‘ (ainda não traduzido no Brasil) Jaclyn Friedman e Jessica Valenti, discutem uma noção nova de consenso baseado no ‘sim’. Num recente artigo no The Nation elas escreveram: A ausência de um Não é diferente da presença de um Sim. E até que a cultura norte americana (EUA) e a lei interpretem consenso como um ato proativo e entusiasticamente dado, não haverá justiça para as vítimas de estupro. Já é chegado o tempo para os EUA esquecer o modelo ‘Não significa Não’ para entender o abusos sexuais, e concentrar-se no ‘só Sim significa Sim’.” Isso é consenso afirmativo. Alguns o chamam de consenso entusiástico. Está claro que não só os jovens que precisam aprender o que é consenso, e como ele é detectado; advogados e juízes precisam também.
Para facilitar, Vitamin W criou esse gráfico especial que mostra alguns passos para entender perfeitamente o consenso entusiástico. Infelizmente o gráfico não cabe num pacote de preservativo, mas você pode compartilhá-lo com quem precisar entender esse conceito. Que pode ser provavelmente todo mundo.

E, enquanto estamos falando sobre como uma cena de consenso sexual seria, aqui estão dois vídeos divertidos para lidarmos com a complexidade de conseguir consenso sexual.