O machismo que você finge não ver. Por que um assovio para uma mulher na rua não é encarado como machismo?

Texto de Jessica Tomé para as Blogueiras Feministas.

Bom, primeiramente é necessário entender que o machismo é um sistema opressor de mulheres, não tem nada a ver com virilidade e masculinidade, mas sim com violência e abuso através de atitudes ou opiniões que menosprezam o sexo feminino de alguma forma. Entendido isso vem a resposta da pergunta.

Muitos homens e algumas mulheres (infelizmente) não veem o ato do assovio, do “elogio” para desconhecidas como um ato machista. Homens até mesmo comparam a realidade de mulheres com a realidade deles para descaracterizar o ato machista e apenas citar falta de respeito com ser humano. Bom, vamos lá então comparar realidades:

Você, homem, pode até ter sido alvo ou ter visto outros homens que “sofreram” assédio nas ruas, seja com assovios ou cantadas, isso a principio pode ter sido encarado por você como elogio, mas convenhamos que, se você está andando na rua, seguindo a sua vida e do nada uma completa estranha se acha no direito de lhe “elogiar” ou assoviar para você na rua é no mínimo invasivo, afinal de contas você não conhece essa mulher, não é mesmo? Mas de qualquer forma você tem certeza que não passará desse elogio, já que ela é só uma mulher.

Ok, concordamos que esse tipo de abordagem pode ser invasiva, agora use sua imaginação e criatividade para pensar na seguinte situação: Essa mulher que te “elogiou” gostou tanto de você, mas tanto que ela se vê no direito de dar um tapa na sua bunda, se masturbar em você ou o pior, lhe estuprar. Surreal demais? Bom, para as mulheres não, infelizmente não.

Brenda faz parte da série de imagens Mulheres. Ilustração de Carol Rossetti.
Brenda faz parte da série de imagens Mulheres. Ilustração de Carol Rossetti.

— Mas elas gostam de elogio e, além disso, não ataco ninguém.

Bom, chegamos num ponto importante. Pra você, homem, é surreal que um simples elogio ou um assovio venham a se tornar algo a mais, mas para as mulheres esse é um medo real enfrentado inúmeras vezes durante suas vidas. Mulheres foram ensinadas que receber um “elogio” como esse é algo bom, algo que fará bem para a autoestima, mas já aprendemos que não, que a partir do momento que você invade a atmosfera de um total desconhecido para elogiar você está faltando com respeito.

E o outro ponto, se você não ataca ninguém na rua, meus parabéns por não fazer nada mais que sua obrigação, mas, por favor, vamos aprender outra coisa bem importante: NÃO INDIVIDUALIZAR UMA QUESTÃO PÚBLICA! O fato de você não fazer não isenta outros milhares de homens que fazem. Que começam com um elogio e que se tiverem oportunidade atacam mulheres.

Repensem suas ações, não banalize a violência sofrida pelas mulheres. Ninguém merece ter o espaço invadido, o direito de ir e vir ferido, principalmente um grupo que já é objetificado e menosprezado.

Autora

Jessica Tomé é estudante de comunicação social, assumidamente procrastinadora. Ama música e cinema, escreve uns troços e tem uns probleminhas psicológicos — mas quem não tem? Twitter: @jessmtome.