Maquiagem X Rosto Natural

Texto de Jennifer Frank para as Blogueiras Feministas.

Apesar de conhecer pouco sobre o universo da maquiagem, e quando digo pouco me refiro desde técnicas, tipos de produtos e tudo o que possa estar envolvido, sempre usei o básico – o que para mim é pó facial e algo que dê cor ao meu rosto, no caso batom. Claro que cada um julga o que é básico para si, mas de acordo com pesquisas, um kit básico contém corretivo, base, pó, sombra marrom, lápis preto ou marrom, rímel, blush, dois tons de batom e demaquilante. Olhando o catálogo de produtos com preços populares das marcas mais famosas, o básico custa em média R$185,20.

Nunca gastei dinheiro com tantos produtos nem para esconder espinhas, olheiras ou disfarçar a cara de sono. Minhas compras acontecem em tempos bem esporádicos, pois uso maquiagem em pouquíssimos casos, mais por questão pessoal de autoestima, que nestes momentos me faz sentir bem.

Apesar disso, não tenho problema em sair de cara limpa e que as pessoas me vejam assim (é bem provável que me encontrem dessa maneira). Muita gente se maquia totalmente por conta destes receios ou simplesmente porque gosta, o que não é problema gostar de maquiagem só para quebrar estigmas. O importante é sentir-se bem com ou sem maquiagem. Embora este comércio faça com que seja seguido um padrão de rosto julgado como perfeito: sem espinhas, sem cravos, sem olheiras, sem sardas e sem tudo o que for possível esconder ou no mínimo, disfarçar.

No entanto, apesar do desconforto que muita gente possui, estes fatos são naturais e podem acontecer com qualquer um. E, embora muitas pessoas trabalhem neste amplo mercado ou simplesmente gastem horrores com cosméticos, não usa-los também pode dar benefícios ao seu rosto. Primeiro, seus poros vão respirar, já que estamos falando de produtos químicos, o que também evita grandes chances de infecção ou algum outro risco. Você não terá preocupações com algo malfeito, como batom ou lápis borrado, e também poderá coçar os olhos tranquilamente. Além disso, você vai economizar bastante tempo ao invés de realizar toda produção e não precisará tirá-la para dormir.

Minha sugestão é que você utilize maquiagem somente em momentos que julgar necessário ou especial, assim as pessoas vão notar a diferença em você. E com isso, elas te conhecerão naturalmente e notarão o quanto você é bonita e isso pode fazer muito bem para sua autoestima. Além de tudo isso, seria uma grande economia se desapegar, mesmo que aos poucos, da busca por um rosto perfeito. Já que os itens básicos chegam à quase R$200,00. Com isso, marcas famosas perderiam bilhões em vendas aqui no Brasil.

Autora

Jennifer Frank Rodrigues formou-se em jornalismo em 2016 e segue sua caminhada sem desistir, sempre em busca de aprendizado e o melhor para sua vida. Ama assistir séries, filmes e novelas e fazer comparação com a vida real.

Imagem: Rio de Janeiro, Carnaval/2017. Foto de Ricardo Borges/Folhapress.