Chamada Blogagem Coletiva: Infância, Consumo e Sexismo

Dia 12 de outubro é Dia das Crianças e muitas vezes isso significa apenas presentes e consumo. Somos uma sociedade que consome cada vez mais e queremos pensar sobre como isso tem afetado meninas e meninos. Os brinquedos são muitas vezes divididos por sexo, até hoje meninas brincam de bonecas e meninos brincam de carrinhos, será que eles sempre querem brincar só disso? A publicidade dirigida especificamente às crianças está contribuindo muito para o sexismo, além de estimular o consumo excessivo.

O desenvolvimento saudável das crianças depende muito do quanto elas puderem viver plenamente a infância. É um período surpreendente em que elas estão descobrindo o mundo e construindo sua identidade. Porém, embora elas aprendam com os exemplos, é importante que a iniciativa da imitação seja delas. Uma coisa é crianças imitarem adultos por conta de sua curiosidade natural. Outra, bem diferente, é adultos interferirem nesse gesto espontâneo, sugerindo que elas devem abandonar rapidamente a infância para aderir mais cedo aos hábitos de consumo. Foi Piaget quem disse: “Tudo o que se ensina a uma criança, a criança não pode mais, ela mesma, descobrir ou inventar”. Continue lendo em As crianças e o apelo consumista.

Convidamos você a participar de uma blogagem coletiva sobre infância, consumo e sexismo. No dia 12 de outubro escreva um post no seu blog e nos envie o link. Pode mandar aqui nos comentários, pelo twitter, facebook ou email. No dia 13 de outubro publicaremos uma lista com todos os posts participantes.

Não deixe de conhecer:

O Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana

O blog Consumismo e Infância

Confira o trailer do documentário “Criança, a alma do negócio”:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=rW-ii0Qh9JQ&w=480&h=360]

Autor: Blogueiras Feministas

Somos várias, com diferentes experiências de vida. Somos feministas. A gente continua essa história do feminismo, nas ruas e na rede.

Os comentários estão desativados.