Uma dica de leitura: As Mulheres na Guerra

Falar sobre guerra é sempre muito complicado, sobretudo porque este assunto remete à extrema violência, dor e morte. Acaba sendo difícil encontrar algum aspecto positivo a respeito. Mas as guerras sempre fizeram (e ainda fazem) parte da nossa história e, por esta razão, compartilho hoje uma dica de leitura imprescindível não só para quem se interessa pelo tema, mas também para quem procura referências para realizar estudos ou discussões sobre gênero.

Mulheres da Força Aérea inglesa (WAAF) reparam aviões de caça. Imagem do livro "Mulheres na Guerra" do historiador francês Claude Quetél, publicada na Revista Isto é n° 2105 de 12/03/2010.

O livro As Mulheres na Guerra foi lançado pelo historiador francês Claude Quetel em 2009, tendo como base pesquisas realizadas por ele desde a década de 70. Segundo o historiador, a historiografia moderna relegou a participação feminina na Segunda Guerra Mundial a segundo plano, sendo que esta ocorreu efetivamente em várias dimensões.

A publicação conta com imagens de diversos momentos em que a participação das mulheres na guerra foi registrada. E o curioso é que mesmo em um período conservador que englobou as décadas de 30 e de 40, houve um forte ativismo e engajamento feminino em muitos âmbitos durante a Segunda Guerra Mundial: mulheres ocupavam postos de comando em trincheiras, contribuíram imensamente para a indústria bélica e algumas passaram a ser vistas como heroínas em seus países.

Indico este livro porque ao meu ver, é muito importante que tod@s conheçam e compreendam como as mulheres não atuaram como coadjuvantes em um momento tão decisivo para a configuração política e social em que estamos inserid@s hoje. Elas foram sujeitos de suas ações e não devem ter a relevância de suas lutas diminuída. Muitas delas tiveram sua biografia apagada ou esquecida por uma história escrita por homens e aceita como incontestável por muit@s de nós. Esta é uma oportunidade para que possamos conhecer a bravura e o empenho de mulheres que deixaram sua contribuição para sempre em nossos destinos.