Mulheres no Volante, nas ruas e nas redes

“A aranha tece, puxando o fio da teia / A ciência da abelha, da aranha e a minha / muita gente desconhece”.

A música de João do Vale fala de artistas como ele, que fazia seu baião enquanto vendia doce na porta da escola no Maranhão ou misturava cimento para erguer prédios em São Paulo. Mas poderia estar falando das mulheres, que cuidam, alimentam, resolvem problemas do cotidiano e muitas vezes ninguém vê. Ou de militantes, de quem luta para mudar o mundo enquanto tenta ganhar a vida.

Imagem: Divulgação

 

É dessas ciências, de tudo isso junto, que trata o festival Mulheres no Volante. É um espaço para trocar experiências e dar visibilidade para mulheres que se dedicam a produções culturais – música como carro-chefe, mas também fotografia, literatura, dança, etc. É ainda um momento para refletir sobre como se dá a presença das mulheres na área de cultura e sobre a cultura que queremos para as mulheres.

O festival nasceu em Juiz de Fora em 2007 e está chegando à quinta edição, de 1 a 4 de março. No ano passado, saiu pela primeira vez da cidade mineira para uma edição em Brasília – nessa eu estive presente e vi um show lindo, íntimo e forte da Ellen Oléria. Mas na internet e sem datas delimitadas, as Mulheres no Volante vão puxando o fio e tecendo teias. Daí o tema deste ano: “nas ruas e nas redes”.

Todos os dias, compartilhamos não apenas músicas, textos, vídeos e imagens, mas também motivações e experiências. A arte que circula mostra que é momento de valorizar artistas e produtoras independentes, renovar estilos, democratizar palcos e ocupar ambientes cada vez mais públicos. A internet representa hoje um meio fundamental para superar a situação histórica de desigualdade das mulheres através da livre criação e divulgação de sua arte.

Dentro desse espírito, as organizadoras do festival estão buscando financiamento coletivo e em rede. Para ajudar a realização do Mulheres no Volante, você pode doar qualquer quantia a partir de 10 reais, no Catarse. O projeto está na reta final, mas ainda dá tempo de você conhecer mais o festival e se envolver. Repetindo o convite: bora engatar a quinta com a gente?

Veja a programação completa e colabore no Catarse.