Projeto Unbreakable

O Projeto Unbreakable (“inquebrável”) começou em outubro de 2011, por iniciativa de Grace Brown, que fotografa vítimas de abusos sexuais. Nas fotos, mulheres, mas também homens, seguram cartazes com frases proferidas por seus abusadores. Algumas delas mostram todo rosto, outras apenas os olhos e existem aquelas que preferem permanecer no anonimato. Compreensível.

Há de se ter coragem para participar deste corajoso projeto. O objetivo de Grace Brown é levar consciência às vítimas de abuso sexual e, quem sabe, ajudá-las na cura dessa dor. Segundo Yvonne Moss, sobrevivente de estupro e defensora das vítimas de abuso sexual, o projeto seria uma maneira das vítimas tomarem de volta o poder das palavras que outrora já foram usadas contra elas.

O resultado é ousado e, ao mesmo tempo, aterrador.  Com uma ampla diversidade de perfis, até abuso sexual de mãe para filha, vamos ficando com uma sensação de agonia, de falta de ar, de dignidade jogada no lixo ao vermos as fotos. E lembrar que isso acontece todos os dias…

Triste… muito.

Algumas das fotos:

Foto de 02 de Janeiro de 2012. "Você teve sorte que era eu e não algum verme!"
Foto de 08 de Fevereiro de 2012. "Se alguém descobrir, eu vou te matar." Meu pai
Foto de 14 de Fevereiro de 2012. "Nós não podemos confrontar seu tio" ~ meus pais (eu tinha dez anos)
Foto de 11 de Janeiro de 2012. "Desculpas por aquilo. Nós estamos legais apesar disso, certo?". 2 dias depois... "Você está me evitando ou alguma coisa do tipo?!"
Foto de 09 de Fevereiro de 2012. "Eu te odeio por me fazer fazer isso com você"
Foto de 09 de Janeiro de 2012. "Sorria para mim, amor..." ("Não dói tanto assim.")
Foto de 09 de Dezembro de 2011. "É sua culpa por ser atraente."
Foto de 08 de Fevereiro de 2012. "Pare de chorar, e se você contar, nós vamos matar você, sua mamãe e papai e irmão. Até aquela nova irmã bebê."
Foto de 06 de Fevereiro de 2012. "Não se preocupe, meninos devem gostar disso"
Foto de 05 de Janeiro de 2012. "Eu achava que você gostava quando as pessoas te comem." Minha mãe