Mulheres no Volante, próxima parada: Brasília

A 2° edição do Festival Mulheres no Volante em Brasília promete trazer diversas pautas feministas para a cidade, além de múltiplas linguagens e expressões artísticas protagonizadas por mulheres. Confira a programação.

Criado em 2007, por um grupo de artistas da cidade mineira de Juiz de Fora, o evento comemora em 2012 cinco anos, reforçando o caráter coletivo e colaborativo. Seu objetivo é abrir espaço para produções e criações de mulheres em diferentes áreas, como artes plásticas, literatura, teatro, cinema e principalmente música.

Ter mulheres que se colocam presentes na cena pública para reivindicar questões que lhes dizem respeito, além de colocar em pauta a necessária discussão de gênero, possibilita avanços, especialmente na desconstrução do papel da mulher na sociedade. Um Festival com esse questiona constantemente as visões generalizadas e generalizantes que existem a respeito das mulheres e de como elas devem se comportar.

A ideia sempre foi unir o feminismo e a cultura em uma rede de mulheres, incentivando a colaboração, interatividade, a criação livre e o ativismo. Abrindo e ocupando a discussão sobre a grande lacuna no que diz respeito à presença feminina nas manifestações político-culturais.

Além de Brasília (DF), o Festival realizou edições em Campinas (SP) e há o desejo de levá-lo para grandes capitais como Rio de Janeiro e São Paulo. O Festival Mulheres do Volante tem sido porta de entrada para muitas mulheres, especialmente jovens, terem um primeiro contato com o feminismo.

Por trás do projeto há uma rede colaborativa e solidária de pessoas envolvidas com a construção de um mundo igualitário, em que as mulheres possam produzir e divulgar sua arte sem preconceito e discriminação. Sem barreiras sexistas, um espaço em que todos os sexos possam viver de forma livre e autônoma. A internet fortalece a articulação em rede, sendo uma importante ferramenta para superar a situação histórica de desigualdade das mulheres na sociedade.

Nós costumamos dizer que queremos mudar o mundo começando pela cultura. Nosso sonho sempre foi espalhar a ideia do feminismo por todos os lugares, e a melhor maneira de fazer isso é em rede.

Queremos inspirar mais mulheres a “se empoderarem”, a assumirem o volante de suas bandas, de seus festivais e de suas próprias vidas.

Carta aberta a todas as mulheres no volante.

O Festival Mulheres no Volante é autogestionado, autônomo e não possui patrocinadores. A sua ajuda é fundamental para fazer o festival acontecer, colabore doando qualquer quantia junto ao fundo de apoio colaborativo. Todas as atividades do evento são gratuitas.