Texto de Thayz Athayde.
Sabe quando você está naquela discussão e uma pessoa solta algo do tipo “ah, toda feminista é…” e começa a classificar todas as feministas em mitos? Parece que tudo que você estava falando não tem valor nenhum, afinal, uma pessoa pode insistir que feminista odeia homens e resolver não acreditar quando você fala que isso é mentira. Em 2011 fiz um post sobre 05 mitos do feminismo e resolvi escrever mais sobre isso, afinal, desmitificar o feminismo é uma tarefa importante.
1. Feminista odeia sexo
Quando estamos em uma discussão e nos colocamos de forma firme é comum as pessoas associarem a falta de sexo. Não entendi até hoje o motivo, mas quando um homem fica irritado ou é firme em uma discussão, tudo bem. Quando uma mulher fica irritada ou é firme em uma discussão é falta de sexo. Quer dizer, até entendo o motivo de tudo isso: aquela coisa chamada machismo. Esse mito também acontece porque o feminismo luta contra cultura de estupro e muitas pessoas acham que lutar contra essa cultura é não gostar de sexo.
Desenhando: Quando uma mulher é firme ou fica irritada não é por falta de sexo, é porque ela foi firme ou está irritada. Ah, isso não quer dizer que ela está de TPM. Lutar contra a cultura de estupro é entender que a mulher tem autonomia do seu próprio corpo e só ocorrerá sexo com o seu consentimento. Não é não. E nunca é demais falar: a culpa nunca é da vítima.
Nota da autora: Eu, particularmente, adoro sexo. E vocês?
2. Feministas são abortistas
Uma das grandes lutas do feminismo é em relação à autonomia do corpo da mulher, ou seja, que a mulher decida sobre seu próprio corpo. Quando o aborto é criminalizado, o corpo da mulher é criminalizado e por isso as feministas lutam pela descriminalização do aborto. Isso não quer dizer que todas as feministas fariam um aborto, mas que lutamos para que todxs tenham essa escolha. Inclusive, existe até uma campanha feita por mães que apoiam a legalização do aborto, você sabia?
Desenhando: ser a favor da descriminalização do aborto não quer dizer que exista uma clínica feminista em toda esquina para que todxs abortem felizes e contentes. Quer dizer que lutamos por educação sexual para escolher, contracepção para prevenir (lembrando que nenhum método contraceptiva é 100%) e aborto legal para não morrer.

3. O feminismo luta por uma sociedade sem homens
O feminismo luta por uma sociedade em que todxs tenham diretos iguais. Ter privilégios em pertencer a identidade de gênero X, orientação sexual e raça não é a sociedade que o feminismo quer, queremos direitos para todxs. Algumas pessoas acham que ao lutar pelos direitos da mulher estamos construindo um mundo sem homens, quando na verdade queremos apenas direitos iguais.
Desenhando: Se quiséssemos construir um mundo sem homens montaríamos uma guerrilha bapho e mataríamos todos os homens, né? Quando na verdade o que queremos é que os homens entendam que esse machismo também os atinge, o inimigo não são os homens e sim o machismo.
4. Feminista ganha dinheiro para ser feminista.
Não existe teoria da conspiração, não existe ninguém pagando feminista para ser feminista. O que tem no feminismo é um monte de mulher empoderada lutando por direitos iguais.
Desenhando: Estou esperando até hoje o dinheiro na minha conta, viu? Quero participar da próxima edição das Mulheres Ricas, por favor.

5. Ninguém precisa de feminismo, as mulheres e homens têm os direitos iguais.
A luta do feminismo começou há pouco tempo. Conseguimos alguns avanços, retrocessos em outros. Mas, a grande questão é que existem mulheres sendo agredidas porque são mulheres. Mulheres ganhando menos, com menos oportunidades no mercado de trabalho porque são mulheres. Coisas ruins acontecem com mulheres só porque elas são mulheres. Então, o fato da mulher ter saído de casa, poder votar e ter uma suposta independência não quer dizer que sejamos livres e que temos direitos iguais.
Desenhando: Lutaremos até que todxs sejamos livres, enquanto houver culpabilização da mulher em casos de violência, enquanto não me sentir segura para sair a qualquer hora do dia sem ter medo de ser assediada, enquanto mulheres negras estiverem sendo marginalizadas, enquanto mulheres lésbicas estiverem sofrendo perseguição, sendo vítimas de estupro corretivos e algumas pessoas acharem que lésbicas só servem para prazer sexual dos homens, enquanto mulheres trans* tiverem sua identidade violada, enquanto _______ (coloque nos comentários pelo que você luta).