Copa do Mundo de Futebol Feminino

Olá a todas e a todos!

Meu nome é Karen Polaz e hoje escrevo pela primeira vez no Blogueiras Feministas. A gente vai se conhecendo com o passar do tempo e eu gostaria de agradecer por esta oportunidade.

Faça a seguinte experiência: em meio a uma roda de amigas e amigos, depois que um assunto chegou ao fim, diga como quem não quer nada: “E a Copa do Mundo está chegando!”. Após alguns instantes de silêncio, provavelmente você vai ouvir que a Copa já passou e o Brasil perdeu ou que a Copa está chegando e as obras no Brasil estão atrasadíssimas ou, ainda, alguém provavelmente falará que “só se for a Copa do Mundo Sub-17, que já começou!”.

Se nessa roda de amigos não houver pessoas ligadas a alguma corrente feminista ou mesmo que se interessem pelo assunto, provavelmente será um homem a primeiro perguntar se você está se referindo à “Copa do Mundo das Mulheres”. E olhe lá!

Mas o fato é que a Copa do Mundo Feminina está mesmo chegando e será entre os dias 26 de junho (sim, agora!) até 17 de julho na Alemanha, onde 336 jogadoras divididas em 16 seleções disputarão o título de campeãs do mundo de futebol. Tive grande dificuldade em encontrar sites que dessem informações sobre a Copa Feminina e, os que eu encontrava, eram sobre as “mais gatas” ou as “mais sensuais” torcedoras da Copa do Mundo Masculina de 2010. A dificuldade foi tanta que tive que acessar os sites da FIFA e da CBF para ter condições de escrever este post.

A Seleção Brasileira de Futebol Feminino recebe a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Foto de Wilson Dias/Agência Brasil.

No que se refere ao site da CBF (para quem não sabe, Confederação Brasileira de Futebol), precisei de um olhar mais demorado para encontrar informações sobre a seleção feminina. Lá, existe uma divisão entre “Seleção Feminina de Futebol” e “Seleção Brasileira de Futebol”, esta última representando a dos homens e a legítima. Onde está a palavra “masculina” na seleção dos nossos meninos e onde está a palavra “brasileira” na seleção das nossas meninas? Quanto à lista de competições nacionais, a Copa do Brasil de Futebol Feminino vem lá em último lugar, depois dos Campeonatos Brasileiros das Séries A, B, C e D e da Copa do Brasil 2011. Procurando bem nas notícias de canto escritas com letras pequenas, encontram-se informações sobre a Copa do Mundo Feminina de Futebol.

O site da FIFA, por sua vez, fornece informações mais detalhadas sobre a Copa do Mundo Feminina, apesar de o fazer com discrição. Muito provavelmente escrita por um homem, a notícia principal sobre a Copa não “escapou” de se referir ao aspecto físico das jogadoras: “Sem dúvida, a versão mais bela do esporte mais popular do mundo proporcionará muitas emoções nas próximas semanas”.

Diante dessas situações, pensei em comentar sobre o estado de abandono em se encontra o futebol feminino brasileiro, sobre o preconceito ainda sofrido por esse esporte quando jogado por mulheres ou sobre a alemã Birgit Prinz, a maior artilheira da história da Copa do Mundo Feminina da FIFA ou sobre a brasileira Marta, eleita cinco vezes a Jogadora do Ano da FIFA. Também pensei em comentar sobre o fato de algumas jogadoras alemãs terem posado para a Playboy a fim de “divulgar” a Copa do Mundo, sobre o meu amor por esportes e a importância da prática de esportes para a sociabilidade e assim por diante. Mas não, não está na hora de escrever um post gigante sobre isso; está na hora de divulgar a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2011!!! Vamos lá, gente!

Começa no domingo o sexto Mundial Feminino contando com 16 seleções, entre as quais a da Alemanha e dos Estados Unidos, consideradas as favoritíssimas para o título. O Brasil, que também não pode ficar de fora desse seleto grupo, virá com tudo na tentativa de deixar para trás a alcunha de “vice”. As seleções da Noruega, Inglaterra, Suécia, Japão e Coreia do Norte, por sua vez, também podem ser consideradas fortes candidatas e que prometem um grande desempenho neste Mundial.

Quem são as convocadas da seleção brasileira?

Goleiras
1 – ANDREIA
12 – BARBARA
21 – THAIS

Defensoras
2 – MAURINE
3 – DAIANE
4 – ALINE
5 – RENATA COSTA
6 – ROSANA
13 – ERIKA
14 – FABIANA
16 – ELAINE
20 – ROSEANE

Meio-campistas
7 – ESTER
8 – FORMIGA
9 – BEATRIZ
15 – FRANCIELLE

Atacantes
10 – MARTA
11 – CRISTIANE
17 – DANIELE
18 – THAIS
19 – GRAZIELLE

Técnico: Kleiton LIMA

Onde assistir?

Aqui encontramos um problema, pois não sei até que ponto podemos confiar nas raras informações disponíveis. A TV Bandeirantes, a Band, afirmou que irá transmitir os jogos – pelo menos o jogo de estreia do Brasil com certeza. Quem souber de mais detalhes sobre a transmissão dos jogos, por favor, deixe um comentário e ajude a divulgar.

Nos sites brasileiros, não encontrei informações nem sequer sobre os horários dos jogos, mas não importa. O fuso horário da Alemanha é de 5 horas a mais que no Brasil e, portanto, já fiz as conversões dos horários de alguns jogos da primeira fase e os apresento para vocês.

Grupo A
No jogo de abertura do Mundial, a Alemanha, anfitriã e atual bicampeã, enfrentará a seleção do Canadá:
26/06, às 13:00h, em Berlim

Grupo D
Esse é o grupo do Brasil, juntamente com Austrália, Guiné Equatorial e Noruega.

Brasil x Austrália
29/06, às 13:15h, em Mönchengladbach

Brasil x Noruega
03/07, às 13:15h, em Wolfsburgo

Brasil x Guiné Equatorial
06/07, às 13:00h, em Frankfurt/Main

VAMOS DIVULGAR!!! Força, Brasil!!!

Fontes:

Fifa.com – Copa do Mundo Feminina 2011

CBF.com – Seleção Feminina de Futebol

Band Esportes – Futebol Feminino

Autora

Karen Polaz é uma pessoa distraída.