Quando eu era criança, depois de assistir a um filme que eu gostava muito, sempre queria ser como alguém dele, geralmente tinha boas referências, outras vezes, meu gosto era meio duvidoso.
Bom, depois de muito tempo e de já não mais querer ser bruxa (Jovens Bruxas), patricinha (As patricinhas de Beverly Hills), caça-vampiros (Buffy), líder de torcida (Bring It On) ou espiã (A Pequena Espiã), eis que assisti a um filme que, no fim dos créditos, já queria fazer o mesmo: Roller Derby, por culpa do filme Whip It ou, em português, numa daquelas traduções tudo a ver, Garota Fantástica.

Roller Derby é um esporte que envolve patins, uma pista e brutalidade, passado o momento do filme, eu não cheguei nem perto de me envolver, portanto não sei mais do que isso. Mas, quanto ao filme, mesmo depois de dois anos, continuo gostando muito dele.
Sem mais enrolação, a história é sobre uma adolescente do Texas, Bliss Calendar (Ellen Page de A Origem e Juno) que tem uma mãe viciada em concursos de beleza, que quer reviver na filha seus tempos de glória, mas Bliss não pertence a esse mundo. Ela é quieta, só tem uma amiga, trabalha como garçonete e leva uma vida pacata até conhecer o Roller Derby. Então acontece a transformação: a aparente fraqueza fica de fora durante o jogo e Bliss vira a estrela do time. E essa parte faz a diferença nos filmes que servem para diversão, pois as mudanças giram ao redor da personagem e não sobre o que ela tem que fazer – leia-se “padrões de normalidade que ela tem que seguir” – pra ficar com determinado cara ou ser a mais popular do colégio etc. Tanto é que a chamada pro filme é Be Your Own Hero.
O filme foi escrito por uma ex-roller derby, Shauna Cross e dirigido por Drew Barrymore e além da história básica e dos clichês de drama, comédia, romance; mostra como as patinadoras lidam com a violência do Roller Derby: escolhem um pseudônimo “durão”, deixam pra trás o nome e jogam com tudo, assim mesmo nesse jeito que soa como pura liberdade. E por outro lado, mostra como as patinadoras dão duro para jogar esse esporte pouco conhecido (e reconhecido) e a amizade que liga a todas, inclusive aquela que parece “vilã”, Iron Maven, interpretada por Juliette Lewis.
Fica a dica então pra quem quer um filme “sessão-pipoca” e não tem nada na lista a não ser a reprise de “A sogra” no TNT. Whip It ainda por cima tem ótima trilha e é inspirador!
[+] Vídeo – Considerado “de menina” roller derby tem muita pancadaria