“As pessoas as vezes acham estranho que eu coloque fotos minhas nuas na internet. Sim, talvez seja estranho. Mas, qual o problema?” [Katie West]
Fotografia é um assunto que sempre me atraiu bastante. Muitas vezes, imagens dizem mais do que palavras, sobretudo quando são bem feitas e conceituais. E conheci através de um amigo o trabalho muito interessante de uma fotógrafa chamada Katie West.
Katie é canadense, tem 25 anos e suas fotos têm como focos principais a nudez e a sensualidade. Mas ao contrário do que vemos em boa parte das mídias voltadas para o tema, não são modelos de corpos esculturais que são retratadas. Ora são pessoas comuns, que poderíamos ver em qualquer lugar, ora são fotos dela mesma. Sim, Katie faz fotos dela mesma nua. É também ela mesma quem as produz e distribui.

Alguns de seus trabalhos foram feitos em parcerias com outros fotógrafos, onde ela pode fotografá-los e ser fotografada. E em vários deles, temos a impressão de que não houve a montagem de qualquer cenário, pois parece que foram feitos em espaços comuns, como um apartamento por exemplo. E Katie sempre procura criar uma atmosfera de espontaneidade e de naturalidade em torno de suas composições, o que faz com que a sua proposta seja única e diferenciada.
Esta fotógrafa sempre buscou estimular as pessoas a aceitarem seus corpos como eles são e a sentirem-se à vontade com eles. Para ela, a nudez não deve ter uma conotação de indecência ou de apelação. Tampouco um parâmetro que determine o que é bonito ou não, tanto que podemos notar em boa parte de seus trabalhos a presença de muita gente – mulheres principalmente – considerada fora dos padrões estéticos vigentes. São retrata@s negr@s, pessoas consideradas acima do peso, pessoas muito tatuadas ou com cabelos multicoloridos…
O que mais me agrada no trabalho de Katie é justamente esta diversidade que ela propõe. E admiro demais a coragem, a liberdade e a ousadia dela enquanto profissional. O fato dela expor-se tão abertamente ao mundo faz com que eu a perceba como alguém versátil e autêntica, que inspira muita gente a ser feliz sendo exatamente como é. E enxergo uma nudez genuínamente artística em seu portifólio, que vale a pena ser bastante prestigiado.
Katie nunca assumiu-se como feminista. Mas o simples fato dela romper com tantos paradigmas e proporcionar uma visão diferente das coisas para muitas pessoas já faz com que o trabalho dela seja válido e interessante. Para conhecer um pouco mais o trabalho de Katie West, confiram o Tumblr e o Flickr dela.