A artista espanhola Yolanda Dominguez folheava diversas revistas de moda e não se encontrava. Via apenas mulheres com corpos retorcidos e expressões perdidas no infinito ou situações completamente absurdas e artificiais. Perguntou-se: onde estão as mulheres reais? Por que uma mulher se deitaria do nada ao lado de um canteiro de flores e faria uma pose? A partir daí decidiu criar a série “Poses”, com mulheres normais imitando as poses non-sense das modelos, para mostrar que não há identificação das mulheres com os editoriais de moda.
“Tente olhar para uma revista feminina como se você fosse um alien que não sabe nada sobre mulheres. Como você definiria as mulheres que aparecem lá? Absurdas, artificiais. Eu tentei expressar a forma como muitas mulheres se sentem ao ver revistas: a gente não se identifica com esse tipo de mulher, nós somos muito mais que isso. Eu usei ‘Poses’ para mostrar o quão absurdo aquilo é”, disse Dominguez. Continue lendo em Artista recria editoriais de moda com mulheres comuns.
O corpo da mulher está presente nos editoriais de moda, mas parece algo sem vida e inerte, artificial. A linguagem constrói o corpo, sendo este não apenas o organismo físico, mas também o que o cobre, enfeita e como se movimenta. Confere-se a ele marcas de feiúra ou beleza, anormalidade ou normalidade. E essa classificação tem grande impacto. Sendo, inclusive uma atribução de valores política, pois implica a exclusão de alguns corpos e aceitação de outros. Atualmente, o corpo ocupa lugar central na definição do sujeito, porque seu corpo passa a marcar sua identidade perante o olhar do outro.
Por mais críticas que se faça a indústria da moda, parecem não querer mudar o padrão das modelos, nem mesmo para representar a diversidade dos corpos das mulheres que existem por toda parte. Sabemos que editoriais de moda são conceituais e muitos são um trabalho artístico, porém, é preciso refletir sobre seus objetivos e visões a respeito do corpo feminino. É isso que o olhar de Yolanda nos propõe, um olhar atento ao retrato artificial da mulher. Não deixe de conferir o vídeo “Poses”.