Vulva la Vida

O Festival Vulva la Vida é um evento de contra-cultura feminista. Em agosto de 2010, o coletivo feminista “Na Lâmica na Faca” fez a I Convocatória Riot GRRL Salvador, com o objetivo de iniciar a construção de um festival autônomo de contra-cultura produzido por mulheres. A primeira edição do Festival Vulva la Vida aconteceu em Salvador nos dias 19 a 23 de janeiro. A segunda edição já tem data: 24 a 29 de janeiro em Salvador.

No dia 28 de Setembro de 2011, Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto, o Coletivo Vulva la Vida lançou a segunda edição da Convocatória com o lançamento do documentário “Vulva la vida, vida lá vou eu”, fruto de toda provocação feminista gerada na primeira edição do Festival Vulva la Vida. O documentário resgata a experiência da primeira edição do Festival que abarcou shows, oficinas, e debates voltados para a construção de valores e práticas anti-sexistas e o fortalecimento da solidariedade feminista. O vídeo conta com falas de organizadoras e participantes do festival, que compartilham suas leituras sobre o evento, enfatizando desde o processo de construção do Vulva la Vida, até avaliações sobre a repercussão do mesmo, que de forma autônoma e independente conseguiu atrair mulheres de diversos contextos, tanto da Bahia quanto de outros estados.

No momento, o Coletivo Vulva la Vida está vendendo o dvd do documentário com objetivo de arrecadar fundos para a construção da segunda edição do Festival. Cada dvd custa R$7 e para adquirí-lo envie um email: vulvalavida@gmail.com

Dia 25 de novembro, dia de combate a violência contra a mulher, o Coletivo Vulva la Vida organiza o “Retome a Noite”, um ato-show contra a violência física, mas também uma manifestação pelo direito de se mover livremente nas ruas de dia ou de à noite. Se você estiver em Salvador, participe!

*Imagem de destaque: detalhe de cartaz da primeira edição do Festival Vulva la Vida.