Feminismo acima de tudo é solidariedade

Nossa amiga e blogueira feminista Barbara Manoela foi com o marido, Marcos, passar o ano novo no Pará em dezembro de 2011. Durante um passeio, Marcos sofreu um acidente ao mergulhar num rio e a vida dos dois sofreu uma enorme reviravolta. Imediatamente, o caso do Marcos passou a ser divulgado à imensa rede de amigos e contatos de ambos na Internet e muita gente se ofereceu para ajudar de todas as formas possíveis: mensagens de boas vibrações, doações e eventos.

Feijoada do bem, 15/01/2012. Fotos de Gustavo Amigo e Lucas Pelatti.

No dia 15 de janeiro, nós aqui de São Paulo fizemos uma feijoada para arrecadar fundos.  Participamos eu, Iara Paiva, Vevê Mambrini, Babi Lopes e Nessa Guedes, capitaneadas pela talentosa chef Letícia Massula da Cozinha da Matilde. As meninas do LuluzinhaCamp também entraram nessa corrente de solidariedade: Monise Tonoli e Ana Paula Sá colaboraram na organização, e Alessandra Luvisotto, da Nena Chocolates, doou doces maravilhosos (pães de mel, brownies, trufas e outras delícias) que foram vendidos. Fabiana Nascimento, aqui do grupo, doou um lindo avental confeccionado por ela. A mãe da Mariana Rodrigues, Vanessa Meriqui, doou seu livro infantil recém-lançado, “Galinda, uma mãe muito especial”. Esses e outros objetos serão rifados pela internet a partir da próxima semana.

Renata Corrêa gravou depoimentos e Thayz Athayde editou o vídeo com cenas da feijoada e depoimentos das BF que vieram: Mariana Rodrigues, Jeanne Calegari, Jussara Freire, Tica Monero e Bruna Provazi. Teve gente de outros estados que contribuiu comprando convites e fazendo doações direto à família.

Foi um sucesso! Cinco dias antes da data, os 50 convites já estavam esgotados. Marcos e Babi conhecem deus e o mundo, todos queriam participar. Quem dera tivéssemos mais espaço e infraestrutura, teríamos recebido a todos de braços abertos!

E no dia, a gente percebia que todo mundo estava tão feliz de estar ali, ajudando ou simplesmente participando! Num dado momento, olhei para aquele salão cheio de gente conversando animadamente e me dei conta que as únicas pessoas ali que não conheci pela Internet eram meu filho e meus pais. Quantas pessoas especiais e queridas entraram na minha vida via internet, principalmente pelos grupos Blogueiras Feministas e LuluzinhaCamp, pelas redes sociais e blogs. Juntos, formamos uma força incrível de solidariedade, amizade, crescimento pessoal e intelectual. Temos a capacidade de atuar com muito mais eficiência para interferir nos acontecimentos da nossa sociedade, seja a situação pessoal de amig@s querid@s ou em casos de injustiça social ou de gênero.

Feijoada do bem. Leticia Massula e Cecilia Santos. Fotos de Gustavo Amigo e Lucas Pelatti.

A própria Babi Manoela é uma mulher com um desejo de revolucionar a vida das outras. Há pouco tempo ela iniciou no grupo uma discussão sobre como podemos ampliar a conscientização de mulheres sobre seus direitos através da distribuição de cartilhas. E pra quem não sabe, Babi, que pratica meditação, desde novembro estava facilitando sessões de meditação a um pequeno grupo de mulheres, doando seu tempo com alegria. Essa generosidade espontânea da Babi, só podemos retribuir com todo o apoio e carinho que pudermos proporcionar a ela e Marcos neste momento delicado pelo qual estão passando, essa vida nova que os espera.

No feminismo temos muitas lutas em nome de mulheres anônimas de todas as partes do mundo, sem importar sua classe social, idade, cor, crença ou orientação sexual. E quando uma de nós precisa, sabe que pode contar com as amigas e companheiras de alegrias e de lutas. Porque o feminismo é, acima de tudo, solidariedade.

Acompanhe o caso do Marcos, notícias sobre ele e sobre os próximos eventos que serão feitos para levantar fundos na página: www.blogdomarcosalencar.blogspot.com.