Amores Cruzados

Há alguns anos a Editora Malagueta vem se especializando em literatura lésbica, literatura de qualidade produzida por mulheres e para mulheres, gênero ainda tão pouco difundido aqui no Brasil. Escrever sobre o amor entre mulheres sem cair nos clichês eróticos e/ou fantasiosos não é tarefa fácil, mas Amores Cruzados escrito pela Fátima Mesquita, publicado em 2009 dá conta ( e muito bem) do recado.

Capa do livro Amores Cruzados.

É um romance de leitura fácil, rápida e contagiante que aborda de forma muito sensível o relacionamento amoroso entre mulheres maduras. As personagens Carolina e Gisa estão as voltas com a rotina massacrante de um casamento longo, com decepções e alguns sonhos desfeitos. As duas tem que enfrentar a difícil decisão de continuar juntas ou não, quando novas possibilidades e mistérios começam a aparecer no caminho.

Apesar de ser um livro despretensioso e com uma leitura tranquila, traz questões bem importantes como, por exemplo, mulheres maduras também sentem desejos, tem sonhos e inseguranças quando uma nova paixão acontece. Outra questão colocada é sobre como o relacionamento entre um casal de lésbicas, assim como de um casal heterossexual, também é construído ao longo do tempo em cima de expectativas e sofre com a rotina e com a falta de cuidado.

Minha única crítica seria com a capa, que tem uma foto de duas meninas, seria importante desmistificar a ideia de que mulheres com mais idade não vivem a sua sexualidade plenamente, gostaria de ver duas mulheres grisalhas na capa. Seria bem bonito, afinal de contas a idade das personagens é um fator importante no romance. Mesmo com isso, Amores Cruzados é uma leitura gostosa e leve para aquele momento de relaxar .

Amores Cruzados, Fátima Mesquita – São Paulo: Editora Malagueta 2009.

Autora

Mariana Rodrigues é Marie, Ma, Mari, Marioca, Mariana ça m’est égal… nunca fui para Patagônia mas ando por ai…