Gente, mais uma vez, usarei o espaço do Blogueiras Feministas pra fazer um desabafo: eu queria entender essa obrigatoriedade em toda mulher sonhar com casamento. Passei esses anos me forçando a desejar casar, engravidar, e essas coisas nunca foram a minha vontade. Sempre me perguntam se meu relógio biológico não está reclamando, afinal, estou passando da idade de casar. Mas, sabe? Não sonho com casamento, festa, bolo, lua de mel, vestido de noiva. Não acho errado a mulher que quer isso, só acho errado que forcem mulheres que não desejam casar, passar por esse ritual de ser esposa, dona de casa, mãe e toda a responsabilidade que vem junto. Responsabilidades só devem ser assumidas quando se realmente deseja.

Já morei junto de um namorado, e isso foi quase um casamento, mas não funciona mais comigo. E eu não aguento o peso da palavra casamento e o peso da necessidade de um ritual de passagem pra vida de mulher adulta. Me sinto forçada a desejar algo que nunca foi meu sonho, apenas para agradar os outros. O mais curioso é que sei que essa pressão vem dos pais e das mães na maioria das famílias, mas sinto maior compreensão aqui em casa do que em muitos locais onde convivo. Minha mãe disse que se for de minha escolha, eu devo viver minha vida e realizar meus sonhos, se um deles for casamento, que eu me case, se não for, que eu viva minha vida sem casar.
Tem dias que me sinto sufocada com esses 27 anos, com essa necessidade de ter um namorado que vire noivo e que se case comigo, de ter filhos daqui a 3 anos, no máximo, e de ser uma boa esposa-mãe-dona de casa. Como isso me assusta! Teve uma época em que acreditei que tinha problemas de relacionamentos, será que esse meu desejo de não casar é um problema de relacionamento ou nós, mulheres, somos ensinadas a pensar assim? Porque se eu não casar eu vou ficar pra titia? Não posso só querer viver minha vida sem esse vínculo?
Somos diferentes, temos sonhos diferentes! nunca quis um príncipe encantado, me forcei a querer, me forcei a desejar filh@s, me forcei a pensar em casamento. E, sabe de uma coisa, me forçar é algo que não funciona, quanto mais me forçam a fazer algo, menos eu quero fazer. Que terrível briga interna essa que eu passei até me assumir como eu sou! Mas acho que finalmente entendi: Não preciso me casar ou ser mãe pra ser mulher. Acho que cabe a mim viver minha vida como desejo, independente do que pensem de mim.